Psicanálise

A Psicanálise comumente é associada ao uso do divã, no qual o paciente se reclina e fala, e ao silêncio do psicanalista. Esse é o estereótipo e é muito comum ouvirmos: "Ah, mas psicanálise demora anos e só fala da infância". Aqui discordamos e atuamos de forma diferente!
Sim, no consultório existe a presença do divã. Porém, até (e se) chegarmos lá - pois o divã não é obrigatório no processo de análise -, temos um caminho a percorrer através do vínculo terapêutico. É através do vínculo terapêutico que as transformações podem se desenhar e concretizar. Por isso ele é tão precioso. Você encontrará uma psicanalista acolhedora, que sorri, faz perguntas, dialoga, se interessa por sua história e sofrimento atual. Nosso interesse é escutar o que te aflige hoje... que dor está presente e fazendo sintomas? Partimos daí...
A técnica principal da psicanálise é a associação livre, ou seja, falar o que vem à mente, no momento em que se inicia a sessão. Parece difícil no começo, há quem chegue com tudo anotado, ou pensado... tudo bem também! O assunto da sessão quem inicia é você e a partir dele direcionamos o tema da sessão. Está aí a beleza dessa abordagem, assim como da vida!
A análise e interpretação dos sonhos também integram as ferramentas da psicanálise, pois buscamos sentidos que estão ocultos/inconscientes e que aparecem nos sonhos através de metáforas, símbolos, palavras, imagens. E por falar em inconsciente, é sobre ele que nos debruçaremos ao longo da jornada. Sim, ele é quem comanda nossa vida psíquica, e o que consideramos a casca/pele dela, é a parte (pequena) consciente de nós mesmos.
Quais benefícios que a psicanálise pode me oferecer?
-
Melhora na comunicação de pensamentos e emoções;
-
Melhora na auto-imagem e realização pessoal;
-
Suporte para lidar com angústia;
-
Diminuição de crises de ansiedade;
-
Mudança de comportamento frente a compulsões;
-
Melhor organização da vida financeira;
-
Mais clareza dos objetivos profissionais/pessoais;
-
Relações mais saudáveis;
-
Mais disposição para a vida;
-
Diminuição de dores e sintomas psicossomáticos;